Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Dinâmicas

5 bolas 

Categorias: comunicação / cooperação / união 

Objetivos: trabalho em equipe e avaliação de processos focando em resultados. 

Nº de Participantes: não há limites 

Material: 5 bolas. 

Desenvolvimento: o facilitador solicita que o grupo fique em círculo, contando quantos são os 
participantes. 

Regras: 
A bola inicia-se na contagem 1 e deve sair do jogo no número referente à quantidade de 
participantes (por exemplo, 38).  A bola deve fazer esse caminho (1 ao 38), passando na mão de todos. 
 A bola não pode ser passada em ponte aérea, devendo ser passada com, no mínimo, 
duas pessoas de distância no círculo; se a bola cair no chão, deve voltar na contagem 1. 
Serão colocadas no jogo 5 bolas e poderão existir várias bolas passando ao mesmo 
tempo. 
 O facilitador é quem coloca as bolas no jogo; O tempo para a realização da tarefa dada 
pelo facilitador vai de um minuto e meio dois minutos e meio, dependendo do tamanho 
da equipe. 
São dados 20 minutos para que as pessoas possam se planejar, antes do início do 
desafio. 

Possíveis temas a discutir: 
• Passar e receber a bola (informação – comunicação). 
• Saber ouvir e fazer-se entender. Planejamento eficaz X planejamento ineficaz. 
• Estratégia compartilhada. 
• Importância de se ter foco individual, mas uma visão sistêmica para a aquisição de 
resultados. 

AS FOTOGRAFIAS


OBJETIVOS: Ampliar o conhecimento de si e interpessoal. Promover a participação de todos com maior espontaneidade.

MATERIAL: Fotografias que sejam realistas, não sejam personagens conhecidos, sejam grandes, todas em preto e branco ou todas coloridas.

Desenvolvimento: Espalhar as fotografias no  chão e convidar as pessoas a circular em volta das figuras fazendo com que cada uma se fixe numa delas, a qual tenha com que se identifique.
Definida a fotografia, cada pessoa pega sua foto e volta ao seu lugar de origem.
Depois cada participante falará sobre sua escolha espontaneamente, sobre como a fotografia se identifica com ele.
Finalmente, avaliar como cada um se sentiu e o que descobriu de novo com a dinâmica conversando um pouco mais sobre o que foi vivenciado:
Houve alguma revelação que surpreendeu alguém (ou que foi dito pela pessoa que se apresentou)?
O que você sentiu no momento de escolher sua gravura?
Gostaria de ter escolhido alguma que outra pessoa pegou?

CARTAZ


OBJETIVOS: Favorecer a desibinição, aprofundar o conhecimento entre os membros do grupo e estimular a criatividade.

MATERIAL: Papel e lápis (podem ser lápis coloridos).

Desenvolvimento: Distribuir papel e lápis para cada participante do grupo, que estará posicionado em círculo.
Orientar que cada pessoa deverá fazer um desenho – qualquer desenho – que represente algo de si. Não importa que não se saiba desenhar; deve ser bastante espontâneo.
Marcar um tempo de dez minutos para cada um confeccionar o seu cartaz
Uma vez concluídos os cartazes, casa pessoa deve sair do seu lugar, mostrar o cartaz, de forma visível, aos demais membros do grupo e proceder a sua apresentação, nome e explicação do desenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário