Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Sistema Único de Assistência Social

SUAS (Sistema Único de Assistência Social)


O que é o SUAS?



O SUAS é o Sistema único da Assistência Social, ou seja, um sistema público que visa organizar de forma descentralizada as políticas de Assistência Social que faz parte do tripé da Seguridade Social juntamente com a Saúde e a Previdência Social.
    A política de Assistência Social teve o seu marco legal com a Constituição Federal de 1988 e cita que a Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado  e a política deve ser organizada de forma descentralizada e participativa.
O SUAS foi criado para superar problemas na política de Assistência Social, regulamentando os serviços assistenciais, os recursos dos três entes de governo e o financiamento da Política Nacional da Assistência Social, trazendo consigo um novo modelo de gestão tais como:
·                    Definição de competências das esferas de governo
·                    Organização dos serviços por níveis de complexidade e territórios, considerando- se as regiões e os portes dos municípios
·                    Operacionalização da LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) que possibilita um sistema descentralizado e participativo.
As ações do SUAS são organizadas em dois tipos de proteção.
·                    Proteção Básica que visa prevenir situações de risco desenvolvendo potencialidades e aquisições; fortalecendo vínculos familiares e comunitários.
·                    Proteção Especial visa proteger de situações de risco as famílias e indivíduos, que tiveram seus direitos violados e que tenha ocorrido rompimento dos laços familiares e comunitários.

Referencias:

Disponível em: <http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/suas> acessado em: 20/09/2013 as 14:13
Disponível em: < http://www.ipc-undp.org/doc_africa_brazil/5.SNAS_%20AnaLigiaGomes.pdf > acessado em: 20/09/2013 as 15:07
Disponível em: < http://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/portal.php/assistencia_sistema> acessado em: 20/09/2013 as 15:10

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Monitoramento e Avaliação




Resultado de imagem para monitoramento e avaliação


1. Monitoramento e Avaliação 


1.1 Qual a importância do monitoramento e avaliação nos projetos e intervenções? 

Primeiramente devemos ter a definição do que é monitoramento e o que é avaliação para identificarmos a importância dos mesmos.
O monitoramento nada mais é do que o acompanhamento de um programa ou projeto, através da observação e dos registros regulares das informações que darão parâmetros para se propor melhorias durante o processo, possibilitando analisar como o projeto está progredindo. 
“Monitorar significa realizar um acompanhamento periódico das ações, programas e políticas públicas, buscando conhecê-las. Com o Monitoramento é possível identificar os avanços e os desafios de cada política e participar propondo mudanças.” (ANTONIO p 164, apud SANTANA, 2008, p.02) A avaliação é uma analise dos impactos no processo de intervenção, que dará respostas se os objetivos foram alcançados conforme o previsto. De acordo com Minayo (2005) a avaliação é um "conjunto de atividades técnico-científicas ou técnico-operacionais que buscam atribuir valor de eficiência, eficácia e efetividade a processos de intervenção em sua implantação, implementação e resultados" (p. 23).
 É valido ressaltar que a avaliação deve ocorrer antes, durante e no final do processo de intervenção, pois através da mensuração dos dados consegue se verificar se os impactos desejados foram alcançados, ou seja, os indicadores finais devem ser comparados aos iniciais.
 Segundo BORBA apud VALARELLI (1999), “em projetos sociais, indicadores são parâmetros qualificados e/ou quantificados que servem para detalhar em que medida os objetivos de um projeto foram alcançados, dentro de um prazo delimitado de tempo e numa localidade específica”.


Imagem Disponivel em: http://www.hpconsultores.com.br/hotsites/mea/


Diante dos expostos podemos afirmar que o monitoramento e avaliação são importantes para o desenvolvimento do processo de intervenção, pois estes darão parâmetros de melhoria durante o processo demonstrando a eficiência, eficácia e efetividade dos objetivos propostos, possibilitando quando necessário a correção e melhoria da intervenção para alcance do objetivo desejado. 

1.2 Porque podemos afirmar que embora sejam processos distintos a avaliação e monitoramento se complementam?

 Embora cada processo tenha a sua especificidade eles se complementam, pois o monitoramento da parâmetros para que a avaliação seja realizada, ou seja, as informações coletadas durante o processo de monitoramento ira possibilitar a avaliação porque a eficácia depende da eficiência das ações. O monitoramento ira aferir a eficiência na implementação das intervenções e a avaliação irá analisar os resultados obtidos durante a intervenção, comparando com a realidade inicial. 

Referências Bibliográficas 


Disponível em: <:http://www.ead.fea.usp.br/Semead/7semead/paginas/artigos%20recebidos/T erceiro%20Setor/TS03_Monitoramento_e_Avalia%C3%A7%C3%A3o_de_Proj_ Sociais.PDF> Acessado em 18/01/2015.

 ANTONIO, Ana Lucio Américo; OLIVEIRA, Edilene Maria; GARCIA, Edilene Xavier Rocha; NOBRE, Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues; BASTOS, Maria Clotilde Pires; MAIA, Suzanir Fernanda. Anhanguera Publicações. Valinhos/SP, 2012

 MINAYO, M. C. de S. Conceito de avaliação por triangulação de métodos. In M. C. DE S. MINAYO; S. G. ASSIS; E. R. SOUZA (Eds.), Avaliação por triangulação de métodos. Abordagem de programas sociais (pp.19-51). Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005.

Inovação e Criatividade


Inovação e Criatividade 



Imagem Disponivel em : http://www.ibquinan.com.br/




Criatividade significa ter uma ideia e inovação é a operacionalização da ideia, ou seja inovar significa ter uma ideia criativa. Todos somos capazes de criar, pois a criatividade é intrínseca da criança, o problema é que quando crescemos suprimimos está criatividade, porém ser criativo não significa você ter uma criação revolucionaria, pelo contrário, somos criativos no nosso dia-dia quando conseguimos solucionar um problema que para muitos não havia solução e de repente nos vem uma ideia de como solucionar o determinado problema ou até mesmo quando conseguimos agilizar um processo fazendo de forma diferente da habitual, ou seja, ser criativo significa ter um olhar diferente para as coisas que para todos são triviais, e em cima delas ter novas ideias e resolver os problemas cotidianos. 
Todos os objetos que hoje temos e consideramos comuns, já foi considerado criativo, alguém teve um ideia e implementou. Podemos dizer que uma nova ideia pode ser a saída de um problema, um produto, arte ou um método. 
É valido ressaltar que inovação e criatividade não são a mesma coisa, criatividade é ter novas ideias e inovar é quando se coloca em pratica o que se pensou criando um novo processo, produto, trazendo melhorias no ambiente de trabalho, etc. 
Um exemplo de criatividade e inovação:
 Almoçando em um restaurante na região “Tutti Amici”, o garçom chegou até a mesa e perguntou, “comeram a linguiça dinamite” (linguiça apimentada) a resposta foi positiva então ele começou a relatar que a linguiça dinamite ficou muito conhecida na região de Piracicaba e Santa Barbara do Oeste – SP e quando receberam o convite para participar de um concurso gastronômico de Pizzas, eles decidiram incluir a linguiça dinamite pelo sucesso da mesma na região, a pizza “Dinamite” apresentada pela “Tutti Amici” foi um sucesso. A Pizzaria Barbarense “Tutti Amici” foi uma das finalistas na 5ª edição da Copa Brasileira de Pizzarias, ficando em quarta colocada no evento que reuniu mais de 6 mil inscritos, sendo que foi a primeira participação da empresa em um concurso.
 A inovação é um processo continuo e exige planejamento, transformação da realidade, prever ações, otimização de esforços, organização do tempo, trabalho, esforço, dedicação.

 Referencias: 


Disponível em: http://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/uma-empresainovadora-requer-um-ambiente-propicio/ acessado em 11/12/2014.
 Disponível em:http://criatividadeaplicada.com/2007/01/24/criatividade-e-inovao/ acessado em 11/2/2014.