Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Sistema Único de Assistência Social

SUAS (Sistema Único de Assistência Social)


O que é o SUAS?



O SUAS é o Sistema único da Assistência Social, ou seja, um sistema público que visa organizar de forma descentralizada as políticas de Assistência Social que faz parte do tripé da Seguridade Social juntamente com a Saúde e a Previdência Social.
    A política de Assistência Social teve o seu marco legal com a Constituição Federal de 1988 e cita que a Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado  e a política deve ser organizada de forma descentralizada e participativa.
O SUAS foi criado para superar problemas na política de Assistência Social, regulamentando os serviços assistenciais, os recursos dos três entes de governo e o financiamento da Política Nacional da Assistência Social, trazendo consigo um novo modelo de gestão tais como:
·                    Definição de competências das esferas de governo
·                    Organização dos serviços por níveis de complexidade e territórios, considerando- se as regiões e os portes dos municípios
·                    Operacionalização da LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) que possibilita um sistema descentralizado e participativo.
As ações do SUAS são organizadas em dois tipos de proteção.
·                    Proteção Básica que visa prevenir situações de risco desenvolvendo potencialidades e aquisições; fortalecendo vínculos familiares e comunitários.
·                    Proteção Especial visa proteger de situações de risco as famílias e indivíduos, que tiveram seus direitos violados e que tenha ocorrido rompimento dos laços familiares e comunitários.

Referencias:

Disponível em: <http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/suas> acessado em: 20/09/2013 as 14:13
Disponível em: < http://www.ipc-undp.org/doc_africa_brazil/5.SNAS_%20AnaLigiaGomes.pdf > acessado em: 20/09/2013 as 15:07
Disponível em: < http://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/portal.php/assistencia_sistema> acessado em: 20/09/2013 as 15:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário