O genograma é uma ferramenta de representação gráfica na qual permite visualizar a família em um contexto geneticamente determinado, este por sua vez demonstra que as condições vivenciadas no passado podem intervir no futuro.
Podemos definir o genograma como um mapa familiar no qual nos permite analisar a configuração familiar, história da família, relações espontâneas, interpessoais e intergeracionais.
O genograma aponta para a situação atual da família, sendo este muito dinâmico hoje ele nos aponta uma realidade daqui duas semanas ele pode ter alterações.
O genograma pode ser realizado por profissionais da área da saúde, serviço Social, psicologia, entre outros que estudem as relações familiares em seu contexto.
Para a construção do genograma é necessário a participação da família neste processo, pois e está quem vai nos relatar as vivências da mesma.
A representação do genograma é realizada por simbolos e segue se na sua construção uma ordem cronológica sendo do mais velho para o mais novo.


REFERENCIAS
http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S0104-12822005000100009&script=sci_arttext
Nenhum comentário:
Postar um comentário